segunda-feira, 27 de março de 2023


 

Poda de vegetais

A poda gerencia o risco que o vegetal pode trazer a pessoas e construções. Também controla a forma e o porte da planta, além de estimular sua frutificação e floração, tornando o vegetal mais saudável e guiando seu crescimento de maneira ordenada.

O município de Porto Alegre, através da Norma Brasileira ABNT NBR16246-1, estabelece os tipos de podas que podem ser solicitados pelo responsável técnico no momento da análise do vegetal e do pedido de licenciamento ambiental. São elas:

·        Poda de limpeza – Para retirada de galhos secos, doentes ou mortos, que corram o risco de se quebrar;

·        Poda de desrama ou raleamento – Para reduzir a densidade dos galhos. Deve-se prezar pelo equilíbrio da copa do vegetal e não retirar mais do que 25% do volume;

·        Poda de elevação da copa – Para proporcionar maiores espaços verticais com a retirada de galhos mais baixos;

·        Poda de redução – Para reduzir altura (casos excepcionais) ou largura da copa, principalmente com o objetivo de afastamento de construções urbanas;

·        Poda emergencial – Para cessar riscos imediatos de queda de galhos, causados por intempéries.

As podas só podem ser realizadas após uma licença expressa da prefeitura, obtida através de processo administrativo. Com a licença em mãos, a poda deve ser feita por profissionais capacitados, com equipamentos adequados para que a regeneração do vegetal não seja prejudicada.

            A empresa Agroverde, líder de mercado no município de Porto Alegre e região metropolitana, tem mais de 15 anos de experiência em laudos ambientais de poda, remoção, transplante, cobertura vegetal e plantio compensatório. Fazemos preços e prazos especiais para condomínios, trabalhando com transparência, eficiência e profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário